quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Recomendação de Texto

Há alguns instantes estava lendo um belo texto de um autor até então desconhecido para mim. O texto era O PENSAMENTO SOCIALISTA LIBERTÁRIO DE NOAM CHOMSKY e o autor: Felipe Corrêa.
Como tento ser politicamente um anarquista, devido a minha grande descrença pela democracia e pelo autoritarismo contido no marxismo, o título do escrito de Felipe Corrêa me instigou.
E apesar do texto ser longo (dividido em duas partes), não que a quantidade de palavras seja um defeito em si mesmo, mas é que não consigo ficar muito tempo de fronte para o computador. Porém, depois que comecei a leitura não consegui mais parar até que chegasse ao final. O autor procura fazer uma síntese dos escritos políticos de Chomsnky sobre o anarquismo, demonstrando a atualização que o lingüista "estadunidense" faz das idéis clássicas do anarquismo. Corrêa percorre com desenvoltura crítica a teoria libertária e consegue relacionar as propostas libertárias de Chomsky, fundamentadas nos clássicos como Proudhon, Bakunin, Kropotkin e Matesta entre outros, com as complexidades do capitalismo global que enfrentamos.
É interessante a discussão que faz sobre a autogestão na produção e na política, a federalização como uma solução ao problema da democracia representativa e a tecnologia que não é um mal em si mesma, depende de como ela está inserida no mundo do trabalho. Tudo isto já seria qualidades sufientes para um bom texto, mas o autor vai além, ele costura seus argumentos com citações precisas, relacionando Chomsky com as idéias acratas. E o faz muito bem, por isso eu recomendo a leitura do texto. O endereço eletrônico é: http://www.rizoma.net/interna.php?id=212&secao=intervencao

Nenhum comentário: