segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Qual o Clube mais Antigo do Brasil?




Como uma forma de passar o tempo, tenho a mania de me fazer perguntas para as quais não tenho respostas, apenas para me dar o ensejo de pesquisar. Hoje me perguntei qual o time de futebol mais antigo do Brasil ainda em atividade? Pensava então, intuitivamente, ser a Ponte Preta. E qual não foi o meu espanto, quando descobri que o clube de futebol mais antigo do Brasil é o Sport Clube Rio Grande, conhecido pelo carinhoso apelido de “Vovô”. Hoje ainda atua na segunda divisão do futebol gaúcho e foi fundado em 19 de julho de 1900, já a Ponte Preta foi criada alguns dias depois, em 03 de agosto do mesmo ano.


O Flamengo, o Vasco e o Vitória da Bahia foram fundados antes, mas não como clube de futebol. Há indícios de que o São Paulo Athletic Club (nada a ver com São Paulo Futebol Clube), fundado em 13 de maio de 1888, no dia da Abolição, inicialmente como clube de críquete, tenha sido o clube de futebol mais antigo do Brasil, pois em abril de 1895, ocorreu a primeira partida de futebol registrada no país, justamente, entre São Paulo e Gas Co. e contou com o hoje famoso Charles Miller que fez 2 gols para o São Paulo que ganhou por 4 a 2, porém o time de futebol não existe mais, resta apenas o clube.


Nenhum comentário: