sábado, 24 de novembro de 2012

Lilith, a primeira mulher

Pintura da Capela Sistina (Michelangelo) "Lilith aparece como a cobra que tenta Eva".


Lilith, segundo alguns estudiosos das Escrituras Sagradas, teria sido a primeira mulher criada por Deus juntamente com Adão. Como ela teria se recusado a se submeter ao jugo do Homem, Deus então a teria expulsado do paraíso e, aí sim, criado Eva da costela de Adão para servi-lo. Passagens do Livro Gênesis no Antigo Testamento dão margens a esta hipótese:

No primeiro capítulo do Livro de Gênesis, versículo 27, está escrito que: "Deus criou o homem à sua imagem e semelhança; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher." porém no segundo capítulo versículo 18: '"O Senhor Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada." e é apenas no versículo 22 do segundo capítulo que Eva é criada: "E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem.".[1] É razoável pensar que no primeiro capítulo a mulher criada seja Lilith e levando em consideração o versículo 23: "Disse então o homem: Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! 

Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada." pode-se verificar na expressão de Adão"...esta sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne!..." a afirmativa de existência de outra criatura que não se podia se submeter a ele, pois era independente, estava no mesmo nível dele, sem hierarquia pré-estabelecida. 

Em algumas traduções, o texto "esta sim..." aparece como "agora sim, esta ..." o que não parece ser um erro de tradução mas uma evidência da afirmação na narrativa. Uma interpretação plausível é a de que ela seja a mulher que Caim encontrou depois de ser expulso e, portanto, tendo com ele seu primeiro filho, Enoque e fundando uma cidade de mesmo nome.


Nenhum comentário: